O lugar melhor para aprender acerca da identidade de Jesus é a Bíblia. Este curso, escrito por Elton G. Hill e adaptado por Louise Jeter Walker, dá-nos vívida visão da vida de Jesus começando com Seu nascimento e continuando com as profecias acerca de sua segunda vinda. No fim deste curso de 178 páginas há um convite para o leitor ter um encontro pessoal com Jesus.
Posso fazer-lhe uma pergunta? Quem você pensa que Jesus é? Algumas pessoas dizem, “Ele foi um grande professor.” Outros dizem Ele foi um profeta, um filósofo, um deus Ocidental, ou um bom homem cujo exemplo deveríamos seguir.
Jesus foi um grande professor e profeta, mas Ele foi mais do que isso. Ele foi mais do que um filósofo ou um exemplo para nós. Nesta lição descobriremos mais acerca de Jesus.
Promessas fazem parte de nossas vidas. Todos nós temos esperado por alguem que nos prometeu alguma coisa. Por vezes esperamos muito tempo! Outras vezes temos ficado desapontados.
Deus tambem fez promessas. Muitos séculos antes de Jesus nascer, Deus prometeu que o Messias viria. Ele falou pela boca de Seus profetas, descrevendo esta pessoa e o que Ele podia fazer.
Alguns factos acerca de Deus são mais fáceis de compreender do que outros. Por exemplo, podemos compreender Deus como um Pai com certa facilidade. Temos visto que bons pais providenciam para seus filhos e os ama.
Outros factos acerca de Deus não são tão fáceis de compreender. Um dos factos acerca de Deus que é difícil de compreender é o assunto desta lição ---- o facto que Jesus é Filho de Deus.
Em todo o universo, Jesus é único. Não há outra pessoa como Ele, porque Ele é ambos Deus e Homem. Isto é o que a Bíblia ensina.
Mas porque seria que Jesus se quiz tornar homem? O que Ele fez seria como um homem rico que deixando sua luxuosa mansão e tudo quanto tinha para se tornar miseravelmente pobre. Foi como um rei que deixando todos que o respeitavam e lhe obedeciam, para ser odiado e despresado por todos.
Já alguma vez andou em trevas e desejava ter uma luz para ver aonde colocava os pés? Não sabias se havia ou não algum perigo no teu caminho. Você pode facilmente compreender porque a Biblia muitas vezes usa o termo trevas como símbolo do mal, erro, incertezas, problemas, e morte. Estas são as coisas que nos causam temor e confusão.
Você já tem estudado muitas coisas acerca de Jesus! Já aprendeu que Ele é o Messias prometido, o Filho de Deus, o Filho do Homem, a Palavra de Deus, e a Luz do Mundo. Estes títulos falam-nos de importantes verdades, acerca de quem Ele é. Olhando para as coisas que Jesus faz é outra maneira de compreender quem Ele é.
Tens aprendido que Jesus cura e batiza com Espírito Santo. Mas ainda há mais, Ele faz o que é o mais importante de tudo: Jesus salva! A Biblia diz que Jesus veio buscar e salvar os perdidos. Esta simples declaração é o significado da religião Cristã. Outras religiões tentam oferecer altos ideais na vida. Mas eles não dão aos seus adeptos poder para vencer o mal.
A morte está no fim da jornada de cada vida humana----firme inevitável e final. Tanto rico como pobre tem de a enfrentar um dia. Para a maioria das pessoas, só a idéia da morte os enche de medo e terror. Mas para os que creem em Jesus Cristo, há uma notável diferença. Eles não necessitam temer a morte. Porquê? Porque colocaram sua confiança Naquele que é a Ressurreição e a Vida.
Sempre há pessoas na sociedade que têm autoridade sobre outros. A sociedade não era diferente no tempo em que Jesus nasceu. Roma não foi derrotada pelos Cristãos. Jesus voltou para o Céu, e hoje o mundo está cheio de ditadores, tiranos, e opressores. Como é Ele Senhor? Que tipo de autoridade tem Ele? Quando reinará Ele sobre tudo e todos? Estas são as perguntas que esta lição responde.