Conselheiro, Mestre e Guia

Perto do fim do Ministério de Jesus no mundo, Ele disse aos Seus discípulos que estava chegando o tempo em que Ele não estaria mais com eles. Ele disse, “ Eu pedirei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador que estará convosco para sempre, o Espírito de verdade” (John 14.16-17). Jesus estava falando do Espírito Santo. Neste curso, o autor William Farrand vai-te familiarizar de como o Espirito Santo pode ajudar-te, do mesmo modo que Jesus ajudou o povo quando estava aqui no mundo.

O Espírito Santo é uma Pessoa completa. Por ser uma Pessoa completa podemos ter comunhão um com o outro em completa satisfação; Ele é quem pode satisfazer as nossas mais profundas necessidades e preparar-nos para o nosso lugar no Reino de Deus. Nesta lição vamos explorar evidências escriturais da personanidade do Espírito Santo e o que elas significam.

O Espírito Santo é uma Pessoa divina, a terceira Pessoa da Trindade, digna de nossa honra e obediência. Ele é uma Pessoa divina que anceia por ministrar em nossas vidas diariamente, conformando-nos à imagem do Filho e guiando-nos no serviço d’Ele. O Espírito Santo nunca aspira atenção para Si-próprio; Ele sempre aponta para o nosso Salvador, Jesus Cristo.

Nesta lição estudaremos como Ele nos ajuda, por convicção, regeneração, ensino e acoselhamento. Abre o teu coração quando estudas, e deixa o Espírito Santo ser o teu Ajudador pessoal.

O mundo, os céus e tudo o que neles habita são obra de um Criador divino. Foi pelo poder do Espírito Santo que a palavra falada por Deus se cumpriu. Nosso divino, Amigo pessoal estava lá quando o mundo foi formado, e Ele ainda é activo em poder criativo em nossas vidas hoje.

Nesta lição veremos o trabalho do Espírito Santo em trazer-nos a Palavra escrita, em ungindo a Palavra de Vida e fazendo-nos cartas escritas. Hoje o Espírito Santo comunica a mensagem de Deus por ti e por mim, e assim somos responsáveis para entrega-.la a outros.

O Espírito Santo regenera-nos, e por Ele temos o poder de ser tudo o que Deus quer que sejamos! Ele é o Espírito de Vida que nos dá vida eterna e faze-nos herdeiros com nosso Salvador, Jesus Cristo.

Nesta lição aprenderás que quando o Espírito Santo vem à tua vida de uma forma batismal, Ele te ajudará a ser um trabalhador efectivo no Reino de Deus. O mesmo poder que estava com os homens de Deus do Antigo Testamento e com os discípulos no Novo Testamento, está ao teu dispor hoje!

Porque o Espírito Santo está em nós, desejamos adorar a Jesus e viver para Ele até que aquele dia venha. Que privilégio que temos de glorificar Aquele que se deu a Si mesmo por nós para que tenhamos vida eterna! Ele nos deu o poder para o louvar e adorar pelo Espírito Santo, a àgua viva que vive dentro de nós!

Nesta lição estudaremos brevemente os dons do Espírito e modos que revelam o poder de Jesus à Sua Igreja e, através dela, para o mundo.

Nesta Lição final nós consideramos o caracter das marcas de um verdadeiro seguidor de Jesus, e como estas se desenvolvem no crente pelo Espírito Santo que nele habita. O apostolo Paulo fala dessas marcas como o fruto do Espírito.