Como Estudar a Bíblia

Uma vez que escolhemos seguir o plano de Deus para nossas vidas, não só somos responsáveis por conformar nossas vidas e caracteres à semelhança de Cristo, mas tambem falar do amor de Cristo aos outros para que suas vidas sejam tambem transformadas. Certamente cumpriremos melhor nossas responsabilidades dependendo de nossa reação à revelação do Espírito Santo quando Ele nos revela a vontade de Deus ao estudarmos a Bíblia. Este curso de Thomas Maphori de 132 páginas dá-nos um bom e necessário conhecimento para os que estão interessados em organizar seu estudo bíblico.

Veja/Download o Documento do Curso Completo (Português Europeu) icon Veja/Download a Introdução do Documento (Português Europeu) icon

Quando você estuda a Bíblia para adquirir sabedoria e conhecimento de Deus, saiba que é trabalho árduo profundar as Escrituras,é como procurar uma nascente de água. Mas, quando se dá ao trabalho de estudar a Bíblia, encontrará água que dá vida.

Para ter esta experiência de beber água viva, a pessoa deve estudar a Bíblia dia após dia. Esta lição diz porquê nós estudamos a Bíblia.

Veja/Download a Lição (Português Europeu) icon

Podemos receber benção e instrução, lendo a Bíblia, ainda que não a compreendemos completamente. Mas o júbilo do conhecimento da Bíblia só vem com estudos profundos.

Portanto, necessitamos ter alguma informação básica. Nesta lição aprenderemos acerca da composição literária da Bíblia, suas idéias centrais, unidade, e divisões.

Veja/Download a Lição (Português Europeu) icon

Quando você fala com alguem, você quer que essa pessoa te compreenda. Assim você procura uma forma de expressão que se faça claro. Como um discurso, literatura ou escrita só são efectivos quando o escritor se faz claro no que quer esclarecer.

Os escritores da Bíblia escolheram suas palavras de forma a servir seus propósitos. Estudando como os escritores expressam suas idéias pode ajudar-te em teu estudo bíblico a identificar seu estilo ou forma de se expressar.

Veja/Download a Lição (Português Europeu) icon

Agora que temos estabelecido razões para estudar a Bíblia e com brevidade descrito a Bíblia, precisamos agora ver como estudar a Bíblia. Nesta lição queremos falar em coisas que te prepararão para estudares. Talvez penses que estudar a Bíblia seja impossível para ti. Mas como qualquer outro grande empreendimento, sabendo como começar certamente completarás um bom trabalho.

Veja/Download a Lição (Português Europeu) icon

Pode parecer mais fácil confiar em alguns versos bíblicos de nossa preferência para nos guiar e alimentar espiritualmente. Mas necessitamos de uma “dieta completa” da Palavra de Deus afim de crescer até à estatura de Cristo (Efésios 4:13).

Devemos de coração comer a Palavra de Deus dia após dia afim de alcansar este alvo. Para melhor compreender nossa vida em Cristo, nós necessitamos de estudar o que cada livro da Bíblia diz acerca d’Ele.

Veja/Download a Lição (Português Europeu) icon

Em qualquer ocasião que não compreendas alguma coisa acerca de tua vida espiritual, tu podes fazer um estudo tópico sobre o assunto. Talver queiras saber como viver pela fé. Talvez precises ser batizado com o Espírito Santo. Sabes quem és em Cristo? Como podes viver uma vida santa? Seja qual for o tópico, um estudo dele te mostrará um pouco mais do plano de Deus para ti.

Veja/Download a Lição (Português Europeu) icon

Podemos ser gratos pelo facto de que Deus quiz que muitas lições da Bíblia fossem escritas na forma de história. As pessoas destas histórias são pessoas reais que tiveram o mesmo tipo de problemas que enfrentamos hoje. Pessoas como Moisés, David e Pedro erraram e aprenderam com seus erros. Agora podemos ler o que aconteceu e tirar vantagem de suas experiências. Tambem, podemos ler de suas vitórias e sermos fortificados por sua fé.

Veja/Download a Lição (Português Europeu) icon

Aplicando a Palavra de Deus em tua vida, suscita luta do diabo contra ti. Ele quer desencorajar-te. Ele quer que duvides de Deus. Ele cria conflito espíritual dentro de ti.

Jesus nos mostrou como tratar com conflito espiritual. A Palarvra de Deus traz purificação, cura, e vitória quando a escondes em teu coração.

Veja/Download a Lição (Português Europeu) icon
Veja/Download o Documento (Português Europeu) icon
Veja/Download o Documento (Português Europeu) icon